Publicado em Deixe um comentário

Explora a rica tradição dos tecidos africanos: Kente, Wax e Super Wax

Tecido africano WAX

Na Prenda Solidária, celebramos a diversidade dos tecidos Kente, Wax e Super Wax, que representam de forma vibrante a rica herança cultural do continente africano. Muitas pessoas perguntam-nos quais as diferenças entre estes tipos de tecidos, disponíveis na nossa loja, e, por isso, agora estamos a criar este artigo. Os Kente, Wax e Super Wax são diferentes quer na sua origem, quer nos seus métodos de produção únicos, assim como no tipo de padrões.

Tecido Wax: uma fusão global com raízes indonésias

O Tecido Africano Wax caracteriza-se por uma técnica de tingimento em cera, em que áreas do tecido são enceradas antes de serem mergulhadas em corantes. Devido a este processo, as áreas enceradas resistem à tintura, criando padrões únicos.

Embora este tecido tenha origem na Indonésia, tornou-se popular em toda a África, especialmente na África Ocidental, e as estampas do tecido Wax muitas vezes possuem significados culturais e simbólicos.

Tecido africano Wax
Tecido africano Wax

Tecido Super Wax: elevando a arte

O Super Wax é uma variação do tecido Wax tradicional. É conhecido por ter padrões mais intrincados, cores mais vibrantes e uma qualidade superior de impressão. As áreas enceradas no Super Wax são maiores e mais detalhadas, resultando num contraste mais nítido entre as áreas coloridas e as áreas brancas. Por este motivo, o Super Wax é, geralmente, mais caro do que o tecido Wax regular.

Tecido africano Super Wax
Tecido africano Super Wax

 

 

Tecido Kente: uma obra-prima da África Ocidental

Por outro lado, o Kente é um tipo de tecido tradicional originário do Gana, na África Ocidental. Originalmente era tecido à mão num tear e é caracterizado pelas suas cores vibrantes e padrões geométricos complexos.

O Kente possui um significado profundo na cultura africana. Frequentemente é usado em ocasiões especiais e cerimónias importantes. Além disso, cada padrão e combinação de cores no Kente têm significados específicos, transmitindo mensagens, valores e histórias da comunidade ou pessoa que o produz.

Tecido africano Kente
Tecido africano Kente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O panorama dos têxteis africanos é enriquecido pela presença dos tecidos Kente, Wax e Super Wax, cada um com a sua história única para contar. Por isso, na Prenda Solidária contamos com uma grande seleção destes tipos de padrões, para que possas incorporá-los no teu guarda-roupa ou na decoração. Atreve-te a vestir história, cultura e arte. Veste um pouco de África!

 

Deixe um comentário

Porquê comprar na Prenda Solidária?

Produtos
Solidários

Apoio à criatividade e originalidade

Compra
Segura

Envio grátis
a partir de 50 euros
(Portugal)

Formas de Pagamento

blank blank blank blank blank blank